ICS lança projeto Conexões Sustentáveis: um novo capítulo para a reciclagem no Rio Grande do Sul

 

No dia 26 de março de 2025, a cidade de Canoas recebeu o lançamento oficial do Projeto Conexões Sustentáveis, uma iniciativa do Instituto Caminhos Sustentáveis em parceria com a Petrobras, que busca impulsionar o desenvolvimento produtivo dos catadores de materiais recicláveis e transformar a cadeia da reciclagem em Canoas e na vizinha Esteio. O seminário “Resíduos e Inclusão de Catadores: Lançamento do Projeto Conexões Sustentáveis”, realizado no Auditório Irmão Bruno Ruedell, na Unilasalle, reuniu mais de 130 participantes, incluindo 70 catadores de organizações das duas cidades e da região metropolitana de Porto Alegre.

O seminário contou com a participação de lideranças dos catadores, como Severino Júnior, da Aliança Internacional de Catadores; Fagner Jandrey, do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) no estado; Ana Cláudia Silveira Rosa, coordenadora da COOARLAS; e Michele Santos, da Renascer, duas organizações de catadores de Canoas. O debate também contou com representantes das prefeituras dos municípios anfitriões do projeto e do Governo Federal, na presença de Ary Moraes, representante do ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O evento foi um espaço de diálogo e reflexão, abordando os desafios estruturais e as oportunidades para o fortalecimento das cooperativas e a valorização do trabalho dos catadores. A reconstrução pós-enchentes de 2024 foi um dos temas centrais das discussões, que também abordaram a ampliação da conscientização da sociedade sobre a importância da reciclagem como pilar do desenvolvimento sustentável.

Durante o evento, Dione Manetti, presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis, comentou sobre o projeto: “Nosso objetivo é garantir maior estruturação das organizações de catadores para que possam operar com mais eficiência e reconhecimento. A valorização desse trabalho é essencial não apenas para a economia circular, mas também para a inclusão social e a sustentabilidade desses municípios.”

Além dos benefícios estruturais, o projeto Conexões Sustentáveis visa fortalecer a atuação dos catadores por meio de capacitações, assessoria técnica e incentivo ao empreendedorismo para ampliar as oportunidades de negócios no setor da reciclagem. Com ações concretas previstas para os próximos dois anos, o Conexões Sustentáveis visa transformar a realidade dos catadores e fortalecer a reciclagem junto à população de Canoas e Esteio.

 

 

Instituto Pragma é agora Instituto Caminhos Sustentáveis

Por: Dione Manetti, presidente do Instituto

Há tempos estávamos refletindo sobre o papel e a atuação do Instituto. Ele, que nasceu de um sonho e se concretizou em uma organização sem fins lucrativos, surgiu para desenvolver ações que colaborem para um Brasil e um planeta sustentável. Hoje, depois de 3 anos de atuação, me sinto seguro para dizer que foram e estão sendo traçados caminhos que ampliam a inclusão e expõem a importância de catadores(as) de materiais recicláveis, que promovam modelos de negócios circulares, que ampliam a consciência e educação ambiental e que constroem diálogos e parcerias que fortalecem a gestão integrada de resíduos sólidos no país.

Por conquistar cada vez mais espaços, consistência e voz própria, vimos que a identidade do Instituto já não fazia mais sentido com o seu corpo. Pensando em ampliar e avançar, ainda mais, no enfrentamento às mudanças climáticas, na geração de trabalho e renda e na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade, o Instituto Pragma passará a se chamar Instituto Caminhos Sustentáveis.

A sustentabilidade nas relações entre o planeta e as necessidades das gerações requer mudança de cultura e escolhas por caminhos que sejam sustentáveis, é o que queremos construir. Sigamos com ainda mais energia, dedicação e na luta por um planeta sustentável.

Instituto Caminhos Sustentáveis